Programa BYT+

Um programa pós-graduado de captação de talentos na área das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais, em parceria com a indústria e PMEs. Este programa tem como objetivo proporcionar aos melhores alunos do primeiro ciclo selecionados para um curso de mestrado numa universidade Portuguesa uma formação complementar pós-graduada em ambiente científico de excelência. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de realizar a sua dissertação de mestrado, durante 10 meses, integrados numa equipa de investigação do CIIMAR, nas áreas da biotecnologia marinha, alterações globais e serviços dos ecossistemas, conservação, aquacultura e nutrição. Os jovens talentos serão envolvidos num ambiente científico estimulante e terão a oportunidade de participar num conjunto de atividades de enriquecimento pós graduado que potencie a excelência científica bem como o empreendedorismo na área do mar e a sua inserção no mercado de trabalho. O programa será finalizado com a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos e a atribuição de um prémio ao melhor projeto de mestrado que irá proporcionar a divulgação do trabalho à comunidade científica e/ou empresarial, através da participação num congresso internacional, ou a participação em cursos e workshops de formação avançada.

Este programa surge na sequência da experiência muito positiva que tem sido o programa pré graduado BYT CIIMAR, dedicado a alunos do último ano de licenciatura da UP, e que se encontra já na 6ª edição em parceria com 20 entidades.

Condições

Requisitos

Alunos de uma Universidade Portuguesa que, em fase de candidatura, estejam a frequentar o 1º ano do segundo Ciclo (Mestrado), numa área identificada no programa e com média de licenciatura igual ou superior a 15 valores.

Candidatura

Através do preenchimento e submissão do formulário disponível online durante o período de abertura do concurso (29 de março a 14 de maio 2021). O candidato deverá selecionar um dos temas de estágio BYT+  propostos, disponíveis no formulário de inscrição.

Financiamento

Aos alunos selecionados ser-lhe-á atribuída uma bolsa de 350€ mensais durante o período de 10 meses em que estão a frequentar o programa BYT+ CIIMAR.

Seleção

Os alunos serão selecionados com base na média de licenciatura e adequação da área do mestrado ao tema do projeto selecionado. Os resultados da seriação serão divulgados até 14 de junho de 2021.

Duração

Setembro de 2021 a junho 2022.

Coordenador

CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
email: BYT_CIIMAR@ciimar.up.pt
http: www.ciimar.up.pt