Catarina Ganilho

Participei na 6ª edição do Blue Young Talent (BYT) durante um período atípico devido pandemia Covid-19, contudo a experiência de integrar o grupo de investigação (EDEC) do CIIMAR não deixou de ser uma das etapas mais importantes e enriquecedores do meu percurso académico. O BYT permitiu-me contactar pela primeira vez com projetos ligados à investigação científica e a possibilidade de trabalhar com uma equipa de investigadores qualificados que partilharam os seus conhecimentos comigo e sempre disponíveis para me ajudarem. Ao ingressar neste programa consegui desenvolver capacidades de trabalhar em equipa, bem como a responsabilidade do trabalho individual ao aprender novas técnicas ultrapassando assim todos os receios e dificuldades e ganhar experiência de trabalho. O estágio que me foi proporcionado pelo BYT permitiu-me fazer o meu projeto de licenciatura com o tema “Epignetics effects of emerging contaminants”. Por fim, com o meu testemunho pretendo incentivar todos os estudantes que tenham interesse em seguir a área de investigação a ingressarem neste programa com a certeza que será um crescimento tanto ao nível profissional como ao nível pessoal.

Candidatei-me ao mestrado de Toxicologia e Contaminação Ambiental no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e de futuro será uma grande oportunidade ingressar novamente no programa BYT como estudante de mestrado.